A partir de março, somente o novo documento de identidade será emitido em todo país
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), mais conhecida como novo RG foi lançado oficialmente em todo país em 2022, contudo, devido aos processos de adequação os sistemas de cadastramento vão até o próximo dia 6 de março para começar a gerar o novo modelo do documento de identidade.
Dessa maneira, qualquer cidadão brasileiro que a após o dia 6 de março, venha tirar a primeira via ou tirar uma segunda via do documento, receberá a nova Carteira de Identidade Nacional e, não será mais possível ter acesso ao antigo Registro Geral (RG).
Todavia, com base na informação de que o CIN será o documento oficial dos brasileiros, muita gente se pergunta se será preciso realizar a troca imediata do documento, ou se haverá algum prazo para conseguir emitir o novo modelo do documento.
Troca do documento será obrigatória?
Sim! A troca do RG pelo novo modelo da Carteira Nacional de Identificação será obrigatório para todos os brasileiros com até 60 anos — para os cidadãos mais velhos, o antigo valerá por tempo indeterminado.
Contudo, nenhum brasileiro precisa ter pressa para realizar a troca da carteira de identidade, isso porque, o padrão antigo terá validade até 2032, ou seja, a tempo mais do que suficiente para os brasileiros realizarem a troca e com calma.
Para tirar o documento é simples, basta se dirigir à secretaria de Segurança Pública, ou algum órgão de identificação como às unidades do Poupa Tempo e Expresso Cidadão, apresentando a Certidão de Nascimento ou Casamento.
O que muda na nova carteira de identidade?
O novo modelo da carteira de identidade tem como principal papel unificar as informações dos brasileiros no CPF — o número do CPF agora será o número oficial do documento de identidade.
A nova carteira de identidade terá duas versões, uma impressa em papel e outras em versão digital que poderá ser acessada através da plataforma gov.br. O documento terá um QR Code que permitirá a validação online e offline do documento.
A emissão do novo documento continuará sendo feita pelas secretarias de Segurança Pública de cada Estado, ou seja, para emitir o novo modelo da carteira de identidade, nada mudará.
Uma novidade muito legal para o novo RG está na possibilidade de utilizar o documento para viagens internacionais, tendo em vista que será implementado um código de padrão internacional.
O Código por sua vez chama-se MRZ (Machine Readable Zone) que é o mesmo utilizado em passaportes, contudo, por enquanto o novo RG poderá ser utilizado somente em países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai).
Por Ricardo Junior