A Mozilla lançou nesta semana a versão 102 do navegador Firefox, agora capaz de bloquear rastreadores de sites. Os detalhes completos da atualização estão disponíveis na página da empresa. durante a navegação. Parâmetros de consulta são conjuntos de caracteres que aparecem em uma URL após um ponto de interrogação e podem ser usados para rastrear pessoas pela internet — por exemplo, com a intenção de exibir anúncios direcionados.
Para atualizar o Firefox, basta acessar o menu do navegador e localizar “Sobre” para iniciar o procedimento. O recurso contra rastreadores está disponível na guia Privacidade e Segurança nas Configurações do Firefox. Em Proteção Aprimorada contra Rastreamento, altere o nível de segurança de padrão para “restrito” e então, o procedimento estará completo.
O Firefox vai ainda exibir um aviso informando que a navegação em modo restrito faz com que alguns sites não funcionem corretamente. Se isso acontecer, o usuário terá que voltar ao padrão.
É possível, no entanto, ativar o recurso antirrastreamento em janelas privadas com o comando “about:config” na barra de endereços e digitando “strip” na nova barra de pesquisa. Defina “privacy.query_stripping.enabled.pbmode” de false para true e o recurso estará ativado.
Outras atualizações
Fora o recurso contra rastreadores, a Mozilla também ajustou a segurança do Firefox. A lista completa de vulnerabilidades corrigidas pode ser encontrada na página de segurança da empresa e varia de gravidade baixa a alta.
O desenvolvedor também retificou um problema de compatibilidade nos leitores de tela do Windows. Aparentemente, os leitores identificavam um caractere errado em uma página ou falhavam completamente. Por último, a empresa adicionou a capacidade de desativar a abertura automática do painel de downloads no início de uma transferência.
Via: Techradar
Crédito da imagem principal: Rostylav Andreychuk/Shutterstock