Eleitores foram às urnas para escolher presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais
Mais de 156 milhões de brasileiros estiveram aptos a comparecer às urnas neste domingo (2/10) nas eleições 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na votação, os eleitores tiveram de escolher seus candidatos para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.
O JOTA fez uma cobertura ao vivo das eleições e da votação, com informações e análises da boca de urna até a apuração e os resultados finais. Na disputa entre os candidatos à Presidência da República, haverá segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
Das 17h de Brasília, quando fecharam as urnas em todo o país, até as 22h20, o JOTA transmitiu, em parceria com o Inteligência Financeira, o GPS Eleitoral, live com a marcha da apuração, análises sobre o que esperar no segundo turno, a configuração das bancadas no Congresso e a dinâmica das disputas estaduais. A transmissão será comandada por Fábio Zambeli, analista-chefe do JOTA, Bárbara Baião, analista de Congresso, e Iago Bolívar, consultor digital do JOTA.
Assim te contamos como foi a apuração e os resultados da votação nas eleições 2022:
22h22 – Lula e Bolsonaro irão disputar 2º turno da eleição presidencial
O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) irão disputar o 2º turno da eleição presidencial. Com o resultado de 48,26% dos votos válidos até o momento , o petista não conseguiu ultrapassar a margem de 50% mais um voto que lhe daria a vitória ainda em 1º turno. Foram apuradas 99,26% das urnas.
Bolsonaro está com 43,34% dos votos válidos, acima do que indicavam as pesquisas da véspera. A desidratação de Ciro Gomes (PDT) esboçada nos últimos levantamentos se confirmou e o pedetista está atrás de Simone Tebet (MDB), que está com 4,17% dos votos válidos ante 3,05% do ex-ministro que concorreu pela quarta vez ao Planalto.
21h17 – Ciro Gomes: “Estou profundamente preocupado, nunca vi uma situação como essa”
Em rápida entrevista coletiva, Ciro Gomes disse que está “profundamente” preocupado com os rumos do Brasil. “Nunca vi uma situação como essa”. Ele pediu mais algumas horas para refletir com seu partido, o PDT, sobre que rumos tomar.