JORNAL

Maior diamante rosa dos últimos 300 anos é encontrado na ÁfricaEstima-se que ele pese 170 quilates, o que o torna somente um pouco menor do que o diamante Daria-i-Noor, de 182 quilates, o maior diamante rosa do mundo, que hoje faz parte das Joias Nacionais Iranianas, acervo do Tesouro das Joias Nacionais, situado no Banco Central do Irã.

A pedra foi batizada de “Lulo Rose”, em referência à mina de Lulo, no nordeste de Angola, onde foi encontrada, de acordo com um comunicado da Lucapa Diamond Company, que administra esta e uma outra mina de diamantes do país.

Desde 2015, o projeto de mineração Lulo descobriu 27 diamantes com mais de 100 quilates, incluindo o maior já encontrado em Angola: a “Pedra de 4 de Fevereiro”, de 404 quilates, vendida por US$16 milhões em 2016 (algo em torno de R$83 milhões, na cotação atual).
Os diamantes são formados no subsolo profundo — aproximadamente a 160 km ou mais abaixo da superfície da Terra — quando os depósitos de carbono são expostos ao calor extremo do interior do planeta.
Algumas dessas pedras preciosas podem estourar na superfície durante erupções vulcânicas, mas, hoje em dia, a maioria é encontrada por esforços de mineração.

Joomla templates by a4joomla